![]() |
| Divulgação PMVC |
Uma força-tarefa da Prefeitura Municipal segue monitorando os locais afetados pela chuva de domingo (9). Por volta do meio-dia, o veículo arrastado pela enxurrada foi encontrado no canal da Avenida Caracas, que deságua no Rio Verruga. O motorista, que chegou a ser levado pela correnteza, conseguiu se agarrar a galhos de árvores no trecho onde passa o Rio Verruga e se salvou. Após conseguir sair do canal na Avenida Bartolomeu de Gusmão, ele foi atendido pelo Samu 192 e encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, com apoio do Governo Municipal.
O Comitê de Gerenciamento de Crise, coordenado pela prefeita Sheila Lemos, acompanha a situação das chuvas. Na manhã de hoje, equipes da Prefeitura foram distribuídas por toda a cidade e zona rural, fazendo o mapeamento das áreas atingidas e ações de limpeza para escoamento da água. Além disso, servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e funcionários da empresa Torre, com apoio das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de Mobilidade Urbana, entraram no canal em busca do veículo, que foi encontrado a cerca de 500 metros do local. Tão logo foi encontrado, as equipes realizaram a retirada imediata do veículo, com o auxílio de máquinas, a fim desobstruir o canal, e o encaminhou à Central de Equipamentos (Deserg), para que o proprietário possa adotar as providências necessárias.
A chuva teve início no fim da tarde de domingo, e imediatamente o Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise entrou em ação em diversos pontos da cidade, acompanhando os desdobramentos e prestando o devido apoio aos moradores que passaram por alguma intercorrência. Instituído no início de 2025, o comitê é composto pelas secretarias da Casa Civil, Comunicação, Serviços Públicos, Infraestrutura, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Saúde, pelas coordenações da Defesa Civil e da Guarda Municipal, entre outros.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuvas até as 21h do domingo foi de 57,62 mm, com o bairro Patagônia registrando um índice acumulado de mais de 70 mm. Apesar do grande volume de chuvas num curto período, não foram registradas ocorrências graves, como desabamentos ou pessoas feridas.
