Carro arrastado pela correnteza já foi retirado de canal em Vitoria da Conquista

 

 

 

Divulgação PMVC

Uma força-tarefa da Prefeitura Municipal segue monitorando os locais afetados pela chuva de domingo (9). Por volta do meio-dia, o veículo arrastado  pela enxurrada foi encontrado no canal da Avenida Caracas, que deságua no Rio Verruga. O motorista, que chegou a ser levado pela correnteza, conseguiu se agarrar a galhos de árvores no trecho onde passa o Rio Verruga e se salvou. Após conseguir sair do canal na Avenida Bartolomeu de Gusmão, ele foi atendido pelo Samu 192 e encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, com apoio do Governo Municipal.

O Comitê de Gerenciamento de Crise, coordenado pela prefeita Sheila Lemos, acompanha a situação das chuvas. Na manhã de hoje, equipes da Prefeitura foram distribuídas por toda a cidade e zona rural, fazendo o mapeamento das áreas atingidas e ações de limpeza para escoamento da água. Além disso, servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e funcionários da empresa Torre, com apoio das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de Mobilidade Urbana, entraram no canal em busca do veículo, que foi encontrado a cerca de 500 metros do local. Tão logo foi encontrado, as equipes realizaram a retirada imediata do veículo, com o auxílio de máquinas, a fim desobstruir o canal, e o encaminhou à Central de Equipamentos (Deserg), para que o proprietário possa adotar as providências necessárias.
A chuva teve início no fim da tarde de domingo, e imediatamente o Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise entrou em ação em diversos pontos da cidade, acompanhando os desdobramentos e prestando o devido apoio aos moradores que passaram por alguma intercorrência. Instituído no início de 2025, o comitê é composto pelas secretarias da Casa Civil, Comunicação, Serviços Públicos, Infraestrutura, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Saúde, pelas coordenações da Defesa Civil e da Guarda Municipal, entre outros.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuvas até as 21h do domingo foi de 57,62 mm, com o bairro Patagônia registrando um índice acumulado de mais de 70 mm. Apesar do grande volume de chuvas num curto período, não foram registradas ocorrências graves, como desabamentos ou pessoas feridas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem