![]() |
| Foto: Divulgação/Ascom Sesab |
O Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Saúde (Sesab) e de Relações Institucionais (Serin), apresentou aos prefeitos e representantes do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, a proposta de estadualização do Hospital Municipal de Caetité, no sudoeste baiano. A apresentação foi conduzida pela secretária Roberta Santana e contou com a participação do secretário Adolpho Loyola. O objetivo é dar plena capacidade de funcionamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
“Nós fizemos uma proposta apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues em parceria com o Governo Federal, com o ministro Padilha, para que a gente possa dar plena capacidade de funcionamento da Unacon, que hoje funciona atendendo 19 municípios. Essa proposta, que será submetida à Câmara de Vereadores, tem o objetivo de viabilizar não só a quimioterapia, mas a amplitude de serviços, inclusive ortopédicos, de endoscopia, colonoscopia, serviços de cirurgia oncológica, dando a integralidade do cuidado ao tratamento do câncer, que é uma prioridade do governador Jerônimo Rodrigues”, explicou a secretária Roberta Santana.
A proposta prevê a transformação do hospital em unidade da Rede Própria Estadual, sob gestão indireta; publicização da unidade, incorporando estrutura ao Estado; porta referenciada, com porta aberta apenas para pacientes oncológicos egressos; regulação via Central Estadual. Entre os serviços previstos estão: cirurgia geral e ortopédica, incluído por vídeo; urgência e emergência; diagnóstico por imagem; laboratório e anatomia patológica; fisioterapia e reabilitação; endoscopia e colonoscopia; quimioterapia; Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto tipo II.
Próxima etapa
Após a apresentação, vereadores de Caetité se comprometeram a apreciar e apoiar a proposta, que será submetida a votação na Câmara Municipal. “É um momento de estarmos unidos para esta grande conquista. Conta com o apoio dos vereadores da cidade, juntamente com o governador, com Adolpho, com o ministro Padilha e com o presidente Lula. Estamos juntos lutando para uma Saúde melhor na nossa região e hoje estamos vendo as portas se abrirem”, comemorou o prefeito de Caetité, Valtércio Aguiar.
Estiveram presentes na reunião os prefeitos de Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.
