![]() |
| Divulgação PM |
A guarnição do PETO foi acionada por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para averiguar denúncia de manutenção de animais silvestres em cativeiro e possível prática de caça ilegal na zona rural do município de Macaúbas, no udoeste bauano.
Segundo apurou o site Eu Vi Na Bahia, durante ação conjunta de fiscalização, foram encontradas aves da fauna silvestre mantidas em gaiolas, entre elas exemplares das espécies Trinca-Ferro e Papa-Capim, além de armadilhas de captura (alçapões).
Durante a vistoria, um indivíduo foi avistado tentando ocultar uma arma de fogo nos fundos da residência, sendo realizada a abordagem policial, que resultou na apreensão de uma espingarda tipo cartucheira. O suspeito informou possuir outras armas e munições no interior do imóvel, entregando-as voluntariamente.
Foram apreendidas armas de fogo artesanais e cartucheiras, cartuchos intactos, espoletas, materiais semelhantes a pólvora e chumbo, além de gaiolas e armadilhas utilizadas para captura de aves.
O material foi apreendido e o suspeito conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas para adoção das medidas cabíveis. As aves foram identificadas e devolvidas à natureza sob responsabilidade dos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
*MATERIAIS APREENDIDOS:*
- 01 (uma) espingarda tipo cartucheira calibre .28, nº de série 224694, mod. 651;
- 21 (vinte e um) cartuchos calibre .28 intactos;
- 91 (noventa e uma) espoletas nº 209 para calibres 12, 16, 20, 24 e 28;
- 01 (um) recipiente com espoletas para arma do tipo chumbeira;
- 01 (uma) arma do tipo chumbeira, de um cano;
- 01 (uma) arma do tipo chumbeira, de dois canos;
- 02 (dois) recipientes contendo material análogo a pólvora;
- 03 (três) recipientes contendo chumbo;
- 01 (um) pássaro da espécie “Trinca-Ferro” (Saltator similis);
- 02 (dois) pássaros aparentemente da espécie “Papa-Capim”;
- 01 (um) pássaro popularmente conhecido como “Peiga”;
- 12 (doze) gaiolas;
- 08 (oito) armad
