![]() |
| Foto: Incra/BA |
O território quilombola Juá-Bandeira - situado no município de Bom Jesus da Lapa, no território de identidade do Velho Chico, na Bahia -, teve seus limites reconhecidos pelo Incra. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 1373/2025, publicada em 1º de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
O documento confirma os limites finais do Juá-Bandeira, que totalizam 20,2 mil hectares e garante às famílias quilombolas residentes o direito coletivo sobre a terra. Esses limites foram definidos durante a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado em 2019.
O território Juá-Bandeira é formado pela soma das áreas dos assentamentos Campo Grande I, Campo Grande II e Santa Rita, implantados pelo Incra com famílias quilombolas como beneficiárias da Reforma Agrária.
O chefe da Divisão de Territórios Quilombolas do Incra/BA, Flávio Assiz, explica que como as terras pertencem à União e são administradas pelo Instituto, o próximo passo é iniciar os trâmites para a titulação comunitária das famílias.
Tags:
BOM JESUS DA LAPA
