Vitoria da Conquista: Vigilância Sanitária apreende aproximadamente 8000 quilos de produtos irregulares em panificadora

 

 

 

Divulgação PMVC

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realizou, na manhã de segunda-feira (17), uma operação em uma panificadora localizada na Rua dos Fonsecas, em Vitoria da Conquista,, Bahia, que resultou na apreensão de aproximadamente 8000 quilos de produtos, entre pães, bolos, panetones e massas prontas para produção. A ação ocorreu após uma denúncia anônima.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, o estado do estabelecimento era crítico. “A nossa ação de hoje é em uma panificadora aqui de Vitória da Conquista, onde apreendemos cerca de 4 mil pães e em torno de 600 quilos de massa já pronta para a produção. Infelizmente, o local encontra-se em estado crítico, em estado de alerta mesmo, além de não ter alvará sanitário. O local foi interditado e já esperamos a adequação dos proprietários”, explicou.

A operação integra o conjunto de fiscalizações intensificadas pela Visa nos últimos 45 dias. Durante o período de 1 ano, cerca de 17 mil quilos de produtos voltados à panificação foram apreendidos, devido a irregularidades como armazenamento inadequado, ausência de procedência e condições impróprias para consumo.

No mesmo intervalo de 45 dias, as equipes realizaram inspeções em 3 panificadoras, 7 padarias e cerca de 350 supermercados e lojas de conveniência, reforçando o compromisso do município com a proteção da saúde da população. As irregularidades encontradas incluem falhas na manipulação, problemas estruturais e falta de controle sanitário.

Maico Mares também detalhou como ocorre o processo de apuração e fiscalização da Visa: “A Vigilância Sanitária recebe as denúncias diretamente da Ouvidoria Municipal. A gente apura todas as informações e planeja a ação antes de qualquer outra etapa. Procuramos a equipe de alimentos, conversamos e montamos todo o planejamento. Ao constatar que realmente existe o local, a Visa chega e faz a abordagem, sempre identificada. Se comprovado que há risco sanitário, iniciamos os procedimentos de interdição e eliminação do risco, com descarte do produto. O proprietário recebe o termo de interdição, a notificação e o termo de recolhimento e inutilização dos alimentos. O selo de interdição é colocado no local e o responsável deve procurar a Visa para mais informações, inclusive para solicitar a desinterdição.”

A Visa reforça que as ações seguirão acontecendo de forma contínua, com foco em garantir que os alimentos comercializados no município atendam aos padrões sanitários exigidos e ofereçam segurança aos consumidores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem